Tutorial – Implementando Replicação Master/Slave no MariaDB

Prezados, o presente tutorial não tem por objetivo ser didático e nem mesmo detalhista. Trata-se de um how-to objetivo, como complemento de uma explicação que dou em aula, sobre o setup de uma replicação Master/Slave que fiz por muitas ocasiões no MySQL e que aqui documenta um processo muito parecido, só que com foco no MariaDB.

Continuar lendo

Non-Fragmented Network Flow Design Analysis: Comparison IPv4 with IPv6 Using Path MTU Discovery

Hoje o post é para compartilhar nossa mais recente publicação. Comparamos o desempenho dos protocolos IPv4 e IPv6 avaliando a existência ou não de fragmentação de forma a validar a eficácia do Path MTU Discovery. Esse artigo é resultante de uma orientação de TCC na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos que foi feita em parceria com o LARS (Unesp Bauru) e foi publicado no Journal “Computers” da MDPI na data de hoje e pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.mdpi.com/2073-431X/9/2/54

Proposta de Classificação de Agrupamento Dinâmico Baseado em Alertas de um IDS Snort

Mais um artigo publicado! Dessa vez, para a Revista Retec, modelamos de forma dinâmica (MySQL + SPARQL + Stanford Protégé) alertas de um IDS Snort. Abaixo segue um resumo do paper bem como o link para acesso:

 

As Redes de computadores estão incorporando cada vez mais recursos, onde administradores necessitam verificar milhares de alertas gerados por um IDS. Desta forma, surge a necessidade de ferramentas que possam classificar e agrupar alertas de forma dinâmica para que apoiem os administradores a identificar ataques futuros. Frente às necessidades surge a proposta de criar uma classificação-modelo dinâmica que possa representar o conhecimento de segurança de redes de computadores dos sistemas de detecção de intrusão. Neste sentido o trabalho tem como objetivo, analisar a estrutura de dados dos alertas, modelar o conhecimento do IDS em forma de um modelo de classificação, utilizando-se da ferramenta Protégé para mapeamento dinâmico entre o MySQL e SPARQL.

IPv6 – Processo de Transição: Implantação de Tunnel Broker pela Aplicação Gogo6

Artigo escrito por LUCAS, Thiago José; MORAES, Eduardo Alves e TOJEIRO, Carlos Alexandre publicado na RETEC – Revista de Tecnologias; v. 10, n. 3. Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer uma pesquisa relacionada ao processo de transição do protocolo IPv4 para o IPv6, com a técnica de tunelamento pela aplicação Gogo6, bem como os resultados obtidos na navegação em IPv6 por esta técnica.

 

Acesso: https://www.fatecourinhos.edu.br/retec/index.php/retec/article/view/271

Artigo – Uma Análise da Ferramenta Mininet para Testes de Liberação de Fluxo

Produto da orientação de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Segurança da Redes de Computadores, da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, o artigo compartilhado nesse post foi publicado na Retec – Revista de Tecnologias (ISSN 1806-0323) e documenta uma relação de experimentações virtuais para SDN – Software Defined Network. Acompanhe o resumo na sequência e tenha acesso ao artigo completo pelo link disponível no final do post.

 

Autores: Carlos A. C. Tojeiro; Marco A. Bicudo e Thiago J. Lucas

As redes de computadores crescem com o passar do tempo, incorporando cada vez mais recursos e, portanto, tornando-se mais complexas. Para facilitar o gerenciamento faz-se necessário a utilização de determinadas técnicas, muitas vezes não centralizadas. A SDN (Software Defined Network) surge como uma alternativa e uma forte tendência na centralização do gerenciamento das redes de computadores. Frente às necessidades de se prever o comportamento da estrutura física real, o objetivo geral deste estudo foi de realizar testes em laboratórios virtuais para verificar como a estrutura se comportaria. Para isto utilizou-se a ferramenta de testes Mininet que simula uma SDN. Ela trabalha com o protocolo aberto OpenFlow para auxiliar em simulações onde são criadas redes de diferentes topologias para que administradores, operadores, pesquisadores e estudiosos possam realizar testes diminuindo impactos quando implementados em uma estrutura real. Nos testes realizados percebeu-se que a ferramenta Mininet conseguiu realizar a liberação do fluxo desejado no switch, por meio de comandos enviados do Controlador remoto.

Clique para acessar o artigo completo